Brasil/Mundo
Irã apresenta na ONU proposta de abrir Ormuz; Trump diz que rejeita
Segundo Teerã, proposta poderia encerrar hostilidades em até sete dias
| TREVOR HUNNICUTT, PARISA HAFEZI E MENNA ALAAELDIN - REPóRTERES DA REUTERS*
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou neste sábado (26) que rejeitou proposta iraniana para reabrir o Estreito de Ormuz e pôr fim aos conflitos no Oriente Médio.
O Irã apresentou a iniciativa na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, afirmando que ela havia sido transmitida aos norte-americanos por meio de mediadores do Catar. Segundo Teerã, a proposta poderia reabrir a via navegável estratégica e encerrar as hostilidades na região em até sete dias.
Em declarações à imprensa na Casa Branca, Trump disse: “Rejeito a proposta deles. Rejeitei o acordo deles.'
“Eles querem fechar um acordo para abrir o Estreito de Ormuz imediatamente porque estão perdendo feio', disse, antes de partir para o Tennessee. “Estamos vencendo de forma esmagadora.'
“Eles querem fechar um acordo e acho que tudo bem, eu também gosto de fechar acordos. O que eles querem é abrir imediatamente o Estreito de Ormuz porque não têm dinheiro entrando, já que obtêm seu dinheiro do Estreito de Ormuz', disse Trump.
Os EUA impuseram obstáculos econômicos ao Irã para pressionar Teerã a suspender seu bloqueio do Estreito de Ormuz, o que reduziu drasticamente o tráfego marítimo pela passagem, embora Trump tenha reafirmado que os EUA mantêm o controle da via navegável.
O Wall Street Journal foi o primeiro a noticiar que Trump havia rejeitado a proposta iraniana, citando autoridades norte-americanas anônimas.
O jornal informou que Trump, em particular, está cético quanto à possibilidade de o Irã atender às suas exigências e disse à sua equipe que considera provável uma nova campanha de bombardeios após as eleições de meio de mandato para o Congresso dos EUA, em novembro.
Uma autoridade norte-americana havia afirmado anteriormente que as discussões com o Irã, por meio de mediadores, eram “positivas e construtivas'.
* (Reportagem adicional de Steve Holland)
É proibida a reprodução deste conteúdo.
Clique aqui e confira as últimas notícias de Itaporã!
Siga o Itaporã News no Youtube!
Grupo do WhatsApp do Itaporã News Aberto!
WhatsApp. VIP do Itaporã News clicando aqui!"
WhatsApp do Itaporã News, notícias policiais!
"Ao vivo a programação da Alternativa FM de Itaporã."


















