Policial
Paraguai convoca embaixador brasileiro após fala de Lula
| SBT NEWS
Governo de Santiago Peña reage às declarações de presidente sobre Guerra do Paraguai e chama embaixador brasileiro para consultas
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) | Foto: Reprodução
O governo do Paraguai convocou para consultas o embaixador do Brasil em Assunção , José Antônio Marcondes de Carvalho, após as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a Guerra do Paraguai (1864-1870). A medida é considerada um gesto diplomático de protesto e demonstra a insatisfação do governo do presidente Santiago Peña com as falas do chefe do Executivo brasileiro.
A convocação ocorre um dia depois de a Câmara dos Deputados do Paraguai aprovar, por unanimidade, uma declaração de repúdio às declarações de Lula . No documento, os parlamentares afirmam que o presidente brasileiro "distorceu e minimizou" a dimensão histórica da Guerra da Tríplice Aliança, desconsiderando os antecedentes do conflito e suas consequências para o povo paraguaio.
A controvérsia começou após Lula utilizar a Guerra do Paraguai como argumento para defender investimentos na indústria de defesa brasileira. Durante visita à Avibras Aeroco, em Jacareí (SP), na última sexta-feira (24), o presidente afirmou que o Brasil precisa estar preparado para proteger seu território.
As falas provocaram forte reação no Paraguai. O presidente da Câmara, Raúl Latorre, acusou Lula de tratar com "leviandade" a maior tragédia da história paraguaia. Outros parlamentares afirmaram que o presidente brasileiro simplificou as causas do conflito ao atribuir ao Paraguai a responsabilidade pelas invasões, ignorando o contexto político e militar que antecedeu a guerra.
Os deputados ainda solicitaram ao governo de Santiago Peña que intensifique as gestões diplomáticas para recuperar o Canhão Cristiano (tomado pelo Brasil como troféu de guerra) e outros itens paraguaios que permanecem em território brasileiro.
A Guerra do Paraguai, também conhecida como Guerra da Tríplice Aliança, ocorreu entre 1864 e 1870 e colocou o Paraguai contra Brasil, Argentina e Uruguai. O conflito teve origem em disputas políticas e militares na região do Prata, incluindo a intervenção brasileira na guerra civil uruguaia. Em dezembro de 1864, tropas paraguaias invadiram a então província de Mato Grosso e, meses depois, atravessaram território argentino para avançar em direção ao Rio Grande do Sul e ao Uruguai.
A convocação do embaixador brasileiro representa uma escalada diplomática entre os dois países e amplia a repercussão internacional das declarações de Lula. Apesar do gesto, as autoridades paraguaias têm afirmado que defendem a manutenção das relações bilaterais, desde que baseadas no respeito mútuo e na preservação da memória histórica.
Clique aqui e confira as últimas notícias de Itaporã!
Siga o Itaporã News no Youtube!
Grupo do WhatsApp do Itaporã News Aberto!
WhatsApp. VIP do Itaporã News clicando aqui!"
WhatsApp do Itaporã News, notícias policiais!
"Ao vivo a programação da Alternativa FM de Itaporã."

















