Epicentro da covid-19 em MS recorre a força-tarefa para colocar testes em dia

Município teve explosão de casos nos últimos 15 dias e já tem 446 pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus
05/06/2020 19:15 Saúde
Drive-thru para realização de testes rápidos foi instalado em Dourados (Foto: Divulgação/Governo do Estado)
Drive-thru para realização de testes rápidos foi instalado em Dourados (Foto: Divulgação/Governo do Estado)

A explosão de casos do novo coronavírus no município de Dourados, distante 235 quilômetros de Campo Grande, nos últimos 15 dias, acabou sobrecarregando a estrutura de saúde e levando ao atraso no abastecimento dos dados sobre a covid-19. São 893 testes realizados, com resultados positivos e negativos, ainda não inseridos no sistema para controle e será necessário a realização de uma força-tarefa para atualização.

Em transmissão ao vivo, realizada nesta sexta-feira, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, cobrou força-tarefa nos municípios que tem muitos testes sem atualização no sistema. São 1.378 no total. Além de Dourados, também estão com o problema Campo Grande, Corumbá, Rio Brilhante e Três lagoas.

Em nota, a prefeitura afirmou que o sistema é abastecido gradativamente, e a prioridade são para as notificações positivas para covid-19. “No entanto, estamos melhorando a cada dia essa questão, e neste final de semana haverá uma força tarefa para otimizar o sistema”, afirmaram.

Conforme o boletim divulgado pela SES, hoje, o município tem 446 casos confirmados do novo coronavírus. Aumento acelerado dos casos foi verificado nas últimas duas semanas, quando casos foram confirmados entre funcionários de um frigorífico da região, atingido as duas maiores reservas indígenas do Estado, Bororó e Jaguapiru, onde vivem mais de 18 mil pessoas.

Até o dia 15 de maio, Dourados tinha apenas 28 pessoas diagnosticadas com do novo coronavírus. Apesar do cenário preocupante, a cidade registrou, por enquanto, dois óbitos. Ao todo, são 1997 casos de covid-19 no Estado, sendo 21 mortes.

Fonte: Tainá Jara e Helio de Freitas, de Dourados / Campo Grande News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do Itaporã News.