Aos 100 anos, morre o ex-governador de MS Wilson Barbosa Martins

WILSON BARBOSA MARTINS
13/02/2018 09:12 Política
Martins foi o primeiro governador eleito pelo voto direto em Mato Grosso do Sul, no ano de 1982. - Crédito: Divulgação
Martins foi o primeiro governador eleito pelo voto direto em Mato Grosso do Sul, no ano de 1982. - Crédito: Divulgação

Wilson Barbosa Martins - ex-governador do Estado-, morreu aos 100 anos, em Campo Grande. Conforme o Correio do Estado, a informação foi confirmada, nesta terça-feira (13), por amigos próximos a família. Ainda não há confirmação sobre o local onde será feito o velório ou sepultamento.

Martins foi o primeiro governador eleito pelo voto direto em Mato Grosso do Sul, no ano de 1982. 

Wilson Barbosa Martins nasceu no dia 21 de junho de 1917 na Fazenda São Pedro, região da Vacaria, que pertenceu a Campo Grande, e hoje faz parte do município de Rio Brilhante.

Sua trajetória política foi iniciada em 1958 quando foi eleito prefeito de Campo Grande. Anteriormente (1946), ele exerceu o cargo de secretário-geral da Prefeitura de Campo Grande, na administração do prefeito Fernando Correa da Costa. 

Foi eleito deputado federal pelo estado do Mato Grosso em 1963. Quando do advento do bipartidarismo no País, aderiu ao MDB, que ajudou a fundar. Reeleito em 1966, foi cassado pelo Ato Institucional número 5 em 7 de fevereiro de 1969, tendo seus direitos políticos suspensos por 10 anos.

Quando retornou à política em 1982 foi eleito governador do Estado. 

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do Itaporã News.