Golpe no WhatsApp faz 30 mil vítimas prometendo passagens aéreas de graça

O golpe é um esquema para roubo de informações pessoais
11/07/2018 18:01 Policial
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Cerca de 30 mil pessoas foram vítimas de um golpe no WhatsApp que promete passagens aéreas gratuitas. O golpe é um esquema de phishing, que é um site que parece confiável, mas não é. O nome vem da palavra em inglês fishing, que significa pescar. A promoção é uma isca que te atrai até uma página que pode roubar seus dados pessoais, como senhas, cpf, rg, até endereço.

Nesse golpe as pessoas compartilham uma mensagem afirmando que a empresa Gol está dando passagens aéreas grátis. Você clica no link e é direcionado para uma página falsa com a logo da empresa, responde um questionário com perguntas como “Você já viajou esse ano?” e “Você está satisfeito com os serviços da Gol?”. Depois o golpe pede que você compartilhe a mensagem com mais 30 pessoas, e acaba difundindo o golpe através do aplicativo.

Os celulares são mais vulneráveis à golpes como esse, no computados é provável que seu navegador avise que o site é suspeito, mas em smartphones essa função ainda é precária, o que pode ser verificado pela quantidade de vítimas.

Promoção no Whatsapp que promete camiseta da CBF é golpe,…

Fonte: Tábata Rauschkolb / Midiamax

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do Itaporã News.