Envolvidos em fraudes do Fome Zero em MS simulavam entrega de produtos a cooperativas

09/10/2019 11:03 Policial
PF realiza operação em cinco municípios - Crédito: Divulgação/PF
PF realiza operação em cinco municípios - Crédito: Divulgação/PF

Suspeitos de envolvimento no esquema responsável em fraudar o programa Fome Zero em Mato Grosso do Sul simulavam entrega de produtos a associações ou cooperativas.

Através desse processo, conseguiam junto a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) a liberação de valores correspondentes à aquisição dessas mercadorias não entregues.

As ações de corrupção resultaram em investigações que levaram a Polícia Federal e a CGU (Controladoria Geral da União) a deflagrarem nesta quarta-feira (9/10) a Operação Pesticida. 

De acordo com a superintendência da PF no Estado, o esquema conta com a participação e conivência de agentes públicos.

Conforme as investigações, foram verificados cadastramentos no programa do governo federal em nomes de produtores que desconheciam o fato ou lastreados em propriedades rurais que não tinham capacidade produtiva. 

Ao todo são cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Campo Grande, Corumbá, Terenos, Bodoquena e Caracol, além da realização de oitivas simultâneas de seis testemunhas. 

Também foram determinadas nove ordens de afastamento de funções públicas de agentes da Conab e do PAA em Corumbá. 

 

Fonte: Adriano Moretto / Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do Itaporã News.