Fechar

Prefeito paraguaio ganha privilégio e vai cumprir quarentena em casa

José Carlos Acevedo reapareceu em sua casa em Pedro Juan Caballero um dia após descumprir decreto e cruzar a fronteira.
11/05/2020 11:53 Mundo
Prefeito paraguaio ganha privilégio e vai cumprir quarentena em casa
Prefeito paraguaio ganha privilégio e vai cumprir quarentena em casa

O prefeito de Pedro Juan Caballero, José Carlos Acevedo, reapareceu na manhã desta segunda-feira (11), um dia após desrespeitar a quarentena decretada em todo o país para conter a propagação do novo coronavírus. Ontem, Dia das Mães, Acevedo ignorou a fronteira fechada e, na frente de militares, cruzou para o lado brasileiro e foi até a casa que mantém em Ponta Porã, cidade a 323 km de Campo Grande.

O Ministério Público paraguaio pediu a prisão do político para obrigá-lo a cumprir o isolamento determinado a todos os cidadãos paraguaios que retornam ao país. Atualmente, centenas de pessoas que estavam no Brasil cumprem a quarentena em hotéis e albergues.

De acordo com a imprensa paraguaia, após Acevedo voltar para casa, o Ministério Público deixou o assunto a cargo do Ministério da Saúde. Em seguida, o diretor da XIII região sanitária Nelson Collar foi até a casa do prefeito acompanhado de policiais. Na saída, disse que Acevedo vai cumprir a quarentena em casa, de onde não poderá sair por 14 dias.

O desfecho do caso foi criticado pela imprensa e pelos moradores da fronteira em redes sociais, já que pessoas comuns que retornam ao Paraguai não podem cumprir a quarentena em casa e são obrigadas a permanecer em albergues superlotados.

José Carlos Acevedo é irmão do governador de Amambay, Ronald Acevedo, que também critica o fechamento da fronteira. No dia 22 de abril, Ronald Acevedo ameaçou derrubar a cerca de arame farpado entre as duas cidades e pediu a saída dos militares. Como resposta, o governo federal aumentou o efetivo das forças armadas na linha internacional.

Fonte: HELIO DE FREITAS, DE DOURADOS / CAMPO GRANDE NEWS / RadarMS

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do Itaporã News.