Praia de Cuba é eleita a 2° melhor praia do mundo

Praia de Cuba é eleita a 2° melhor praia do mundo
12/04/2019 08:49 Mundo
O reconhecimento de milhões de viajantes em todo o mundo vem em face dos crescentes desenvolvimentos hoteleiros
O reconhecimento de milhões de viajantes em todo o mundo vem em face dos crescentes desenvolvimentos hoteleiros

O destino de praia mais famoso de Cuba recebeu subiu uma posição e recebeu o título de Segunda Melhor Praia do Mundo, de acordo com membros do TripAdvisor, que votaram em uma lista de 25 Melhores Praias em todo o planeta. Todos os anos, o site de viagens abre votação para que turistas de todo mundo possam escolher os melhores destinos em diferentes categorias.

Vencendo competidores muito fortes como Eagle Beach de Aruba e La Concha Beach na Espanha (na terceira e quarta posições, respectivamente), é um pouco surpreendente ver a praia de Cuba recebendo reconhecimento pela segunda vez. Em 2018, Veradero já tinha conquistado o terceiro lugar na mesma premiação.

O reconhecimento de milhões de viajantes em todo o mundo vem em face dos crescentes desenvolvimentos hoteleiros, com diversos resorts na praia de 4 e 5 estrelas em Veradero, e das preocupações com a mudança climática e a escavação de petróleo na vizinha Baía de Cardenas, ameaçando o ambiente frágil da praia de 22 quilômetros de extensão.

Sustentabilidade em Veradero

Muito tem sido dito e escrito sobre os esforços extraordinários de Cuba para se desenvolver de forma sustentável, especialmente em áreas vulneráveis ​​de grande valor ambiental, como Punta Hicacos, a península de que Varadero faz parte. Nos últimos anos, tem havido um forte impulso para restabelecer a flora nativa, eliminar espécies invasoras e restaurar a qualidade da areia, bem como preservar a saúde marinha. Há um grande projeto em andamento desde 2017 para reduzir as emissões de carbono e manter a beleza paradisíaca da praia.

Parece que, a julgar pelos mais recentes elogios internacionais, os esforços ambientais estão valendo a pena, já que os turistas votaram em Varadero em grande número durante a edição deste ano do prêmio. A praia de Veradero tem atualmente um total de 52 hotéis (com mais alguns em construção) e continua a atrair milhões de turistas para suas margens brancas, macias e cheias de sol.

As outras cinco praias dos dez primeiros de 2019 do TripAdvisor incluem a brasileira Baía do Sancho, em Fernando de Noronha, em primeiro lugar; Eagle Beach de Aruba, La Concha Beach na Espanha e Grace Bay Beach, nas Ilhas Turcas e Caico.

Sobre a praia de Veradero

Localizada na província de Matanzas, Veradero é a praia mais famosa de Cuba e uma das maiores do Caribe. Também conhecida como "Praia Azul" devido à sua água calma e cristalina, Veradero possui uma faixa de uma fina areia branca, que é banhada pelas águas quentes da corrente do Golfo. A cidade fica a 145 km de Havana, capital do país que abriga o aeroporto internacional mais próximo de Veradero, por onde, geralmente, os turistas chegam. É possível pegar um táxi de Havana até Veradero sem grandes problemas.

A praia, principal atração de Veradero, é o "quintal" de alguns dos maiores resorts do mundo, como o Iberostar.com, e atrai turistas os continentes, convidando-os a fazer uma caminhada na beira do mar pelos seus 22 km de extensão. O local apresenta um colar de ilhéus virgens de fácil acesso e uma paisagem natural muito bem preservada no extremo nordeste da península. É possível mergulhar e o melhor lugar para fazer aulas de mergulho é o Barracuda International Divigin Center.

A cidade de Cárdenas, a 25 km de Veradero, é uma cidade pequena e colorida, conhecida por três estruturas incomuns: uma réplica de uma bicicleta, uma carruagem puxada por cavalos e um grande caranguejo em concreto representando os abundantes crustáceos da região. Há também um ponto de ônibus na forma de um grande nariz. A cidade de Matanzas, a 42 km de Veradero, é a capital da província e tem belas paisagens. Cuba também abriga Guamá, uma das reserva das biosfera preservadas pela UNESCO, que possui o maior centro de reprodução de crocodilos do país. É possível comer carne de crocodilo por lá e visitar a reserva.

Veradero é um destino familiar. Suas praias, museus, cafés e restaurantes são todos acessíveis para crianças e a cidade é bastante segura, ao contrário do que se imagina de Cuba. A piscina natural para os golfinhos, o Delfinario, é uma das principais atrações oferecidas lá. A comunicação é um pouco limitada, mas a maioria dos hotéis oferece serviço de internet — vale checar os valores antes de viajar.

O Parque Josone é uma antiga mansão convertida em um restaurante em um exuberante bosque de palmeiras, com um belo lago artificial, quatro restaurantes que servem cozinha internacional, italiana e cubana e um bar na margem do lago. O Clube de Golfe de Veradero, ao lado da Villa Xanadú, é um magnífico complexo de campeonato de 18 buracos, com um sistema intrincado de lagoas, vindas da herança britânica do lugar. Suas atrações incluem corredores (os chamados fairways) na forma de ilhas, lagos e, como a península é muito estreita, obstáculos naturais, como o vento e o mar em ambos os lados do campo.

Fonte: BONITO INFORMA / REDAÇÃO

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do Itaporã News.