Caça israelense é derrubado durante operação contra alvos iranianos na Síria

10/02/2018 18:17 Mundo
Caça israelense é derrubado durante operação contra alvos iranianos na Síria
Caça israelense é derrubado durante operação contra alvos iranianos na Síria

Um caça F-16 israelense caiu em Israel este sábado (10) durante operação contra um drone e posições iranianas, informou um porta-voz militar. O drone teria decolado da Síria.

"As Forças de Defesa de Israel atacaram alvos de controle iranianos na Síria que haviam enviado um drone ao espaço aéreo israelense", informou no Twitter o tenente Jonathan Conricus. "Disparos antiaéreos intensos, um F-16 caiu em Israel, os pilotos estão sãos e salvos", escreveu.

A polícia informou que a aeronave caiu na região do Vale de Jezreel, ao leste da cidade de Haifa, norte de Israel.

"Irã é responsável por esta grave violação da soberania israelense", afirmou Jonathan Conricus en Twitter.

"Durante o ataque, vários mísseis antiaéreos foram disparados contra o avião israelense. O piloto de um dos aviões o abandonou, segundo o procedimento. Caiu em território israelense e foi levados ao hospital para receber tratamento médico. O incidente está sendo investigado", acrescentou nota do Exército de Israel.

Israel aumentou seus ataques contra alvos iranianos na Síria no último ano, segundo a organização internacional Crise Group, que alerta para o aumento da escalada na fronteira norte.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, reiterou sua preocupação com o aumento das forças pró-iranianas na Síria que combatem ao lado do presidente Bashar al-Assad e assegura que não permitirá que se posicionem perto da divisa.

Após o ataque de hoje, Israel disse que "está completamente preparado para futuras ações".

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do Itaporã News.