Dias Toffoli diz que desafio do Judiciário está na manutenção da segurança jurídica

Ministro discursou durante comemoração dos 30 anos da Constituição
08/11/2018 06:30 Justiça
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, afirmou nesta terça-feira (6), durante evento de comemoração aos 30 anos da Constituição Federal, em Brasília, que “o grande desafio do Poder Judiciário nos próximos 30 anos está na manutenção da segurança jurídica”.

Segundo ele, “uma grande Nação é feita de instituições” e para que o sistema funcione, a Constituição tem feito papel de garantir “a democracia e a solidez das instituições brasileiras”.

Com o tema ‘eleições 2018’ latente, o ministro falou sobre a solução de conflitos sociais, principalmente no tempo em que estamos, onde tudo se vê e acha nas redes sociais, utilizada inclusive pela campanha do presidente eleito Jair Bolsonaro. Sobre esse ambiente virtual, Dias Toffoli afirmou que “o Poder Judiciário deve ser eficiente, transparente e responsável”.

O ministrou lembrou, ainda, de outros momentos históricos da política brasileira, inclusive mais recentes como as manifestações populares em 2013 e o impeachment da ex-Presidente Dilma Roussef em 2016. Para ele, a população deve, de fato, ser voz ativa.

Defesa de cabeleireira que matou em briga de trânsito…

Bolsonaro anuncia Marcos Pontes para Ministério da Ciência e…

‘Dia da maldade’: Sesau deve apurar conduta, mas…

“Somos um país com uma sociedade combativa, engajada politicamente e ciente de seus direitos. E temos que assumir as nossas responsabilidades. Parar de esperarmos tudo de um representante eleito, de um líder, de uma autoridade instituída”, disse.

Sobre o papel do STF perante a sociedade, Toffoli falou ser o Judiciário um moderador de conflitos, que já “atuou em diferentes searas: em conflitos federativos, na mediação de atividades econômicas e político-partidárias, na defesa dos direitos fundamentais, sociais e culturais e na proteção das minorias” e tem papel de proteger a democracia e os direitos sociais.

Fonte: Egina Becker / Midiamax

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do Itaporã News.