Vereador de Itaporã solicita a Energisa o cadastramento de novas famílias na tarifa social elétrica

Vereador Ney Bulla solicita a Energisa o cadastramento de novas famílias de baixa renda no programa tarifa social elétrica
05/11/2018 14:01 Itaporã
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com a vinda deste caminhão até o nosso município, o objetivo é que possa cadastrar mais famílias de baixa renda e ser incluídas no programa da tarifa social de energia elétrica, lembrando que o valor tarifa de energia elétrica para as famílias pertencente ao Cadastro Único é bem mais abaixo o que ajuda na questão financeira da família.

Vereador Ney Bulla solicitou a empresa Energisa para que possa programar na agenda e enviar ao município de Itaporã o caminhão Nossa Energia no intuito de cadastrar novos clientes da tarifa social de energia elétrica, este projeto beneficia famílias de baixa renda.

Com a vinda deste caminhão até o nosso município, o objetivo é que possa cadastrar mais famílias de baixa renda e ser incluídas no programa da tarifa social de energia elétrica, lembrando que o valor tarifa de energia elétrica para as famílias pertencente ao Cadastro Único é bem mais abaixo, o que ajuda na questão financeira da família.

O desconto pode chegar ser de 10% e chegar até 65% na fatura de energia elétrica para os cadastrado na tarifa social de energia elétrica, veja abaixo os descontos por faixa de consumo:

Vereador Ney Bulla

Faixa de consumo até 30 kWh/mês, o desconto é de 65%;

Faixa de consumo de 31 a 100 kWh/mês, este desconto será de 40%;

Faixa de consumo de 101 a 220 kWh/mês terá o desconto de 10%;

O consumo, superior a 220 kWh não incidirá desconto.

Solicitei ainda que os clientes de nosso município ora já cadastrado e os novos clientes que serão inseridos no programa da tarifa social de energia elétrica, possa também participar dos sorteios de geladeiras que são sorteados aos clientes já participantes do programa da tarifa soial de energia elétrica e devidamente ADIMPLENTES de suas faturas mensais.

OBS:

Os clientes que não atualizaram o cadastro junto ao Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e perderam o subsídio, primeiramente deverão atualizar o cadastro junto ao CRAS de da cada município e, depois ir até a concessionária de energia elétrica.

Entenda o projeto 

TARIFA SOCIAL


O que é TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica)?

A Tarifa Social de Energia Elétrica, também conhecida como Tarifa Baixa Renda é um benefício regulamentado pela ANEEL através da Lei 12.212/10 e pela Resolução Normativa da ANEEL 414/10, que concede descontos na conta de energia de consumidores baixa renda com classificação residencial nas seguintes condições:​

01.​ Família inscrita no Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional;

02. ​Família que tenha entre seus moradores quem receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC*;

03. ​Família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até três salários mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência, cujo tratamento ou procedimento médico necessite de uso continuado de equipamento que dependa do consumo de energia elétrica..

* Caso o beneficiário do BPC seja indígena ou quilombola e almeje receber o desconto também deve estar incluso no Cadastro Único e informar o NIS.

​Cada família terá direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) em apenas uma residência. O cadastramento pode ser efetuado através da Central de Atendimento ou nas Agências de Atendimento Presencial, com a apresentação dos seguintes documentos:

- NIS ou NB;
- Número da UC (Unidade Consumidora);
- CPF do responsável;
- RG ou outro documento oficial com foto;
- RANI (extenso) – ​ substitui CPF e RG e é válido somente para Indígena com NIS.

Como tenho esse benefício?​ Cliente com NIS – Número de Identificação Social:

Quem ainda não informou o nº do NIS deve entrar em contato com a Energisa para realizar o cadastro através da Agência Virtual, da Central de Atendimento ou comparecer numa das Agências de Atendimento Presencial.

Cliente sem NIS - Número de Identificação Social:

Quem ainda não tem NIS deve procurar os postos de cadastramento na Prefeitura Municipal e solicitar a inscrição no Cadastro Único para obtê-lo. De posse d​o NIS, informe este número à Energisa para cadastramento na Tarifa Social.

Cliente com Beneficio da Prestação Continuada – BPC, Lei LOAS:

Quem possui o BPC - Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social deve informar o número do NB - Número do Benefício à Energisa para cadastramento na Tarifa Social.

Os idosos e/ou deficientes protegidos pela Lei LOAS que não tenha o BPC devem procurar as agências do INSS. Após obter o número do NB, informá-lo à Energisa.


Fiz o cadastro na Energisa para obter desconto na conta de energia através da tarifa social, ainda não estou recebendo. O que fazer?

A concessão do desconto está condicionado a aprovação de seu cadastro junto ao Ministério de Desenvolvimento Social. Se o prazo de sua solicitação for superior a 30 dias, entre em contato conosco de posse de seus documentos pessoais​, NIS/NB para averiguarmos.​

 

 

Fonte: Assessoria

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