Presidente do CMDCA faz uso de tribuna para alertar e conscientizar sobre a campanha "Faça Bonito"

15/05/2018 08:46 Itaporã
o Presidente Do CMDCA Danino Rosset.
o Presidente Do CMDCA Danino Rosset.

Durante a última sessão na Câmara Municipal de Itaporã na segunda-feira (14), o Presidente Do CMDCA (Conselho Municipal Dos Direitos da Criança e do Adolescente) Danino Rosset, fez o uso da tribuna para divulgar e Conscientizar a campanha "Faça Bonito" na qual acontece o Dia D em 18 de maio, sendo o dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

 Durante a campanha serão distribuídos 2 mil folders em escolas públicas e privadas do município, e também nas unidades de saúde.

Dia 18 de maio às 8 horas, acontecerá a atividade lúdica na escola Edson Bezerra e no dia 29 às 19 horas, acontecerá a capacitação dos educadores da rede municipal e estadual, na sede do CRÁS. A ação é uma parceria dos órgãos CMDCA (Conselho dos Direitos da Criança  e do Adolescente) Conselho Tutelar, CREAS, Gerência Municipal de Ação Social e Gerência Municipal de Educação.

“Venho hoje a tribuna do povo na busca de garantir, respeitar e prevenir toda população do tema do Abuso Sexual e a Exploração Sexual da Criança e do Adolescente. Dia 18 de maio o Brasil acolhe, denuncia e garanti essa campanha nacional.

No ano de 1973, no dia 18 de maio, a menina Araceli crespo de 8 anos de idade foi violada e violentamente assassinada, como tantas outras crianças e adolescentes no Brasil, no MS e em Itaporã este caso é conhecido como “caso Araceli”, temos vários outros casos que como esse não foram resolvidos e são crimes assim que apesar de hediondo, ainda seguem impune, No caso Araceli até a criação da lei foram 17 anos”.

 Danino lembra que no artigo 4º do estatuto da criança e do adolescente (ECA) diz: “é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.

No município de Itaporã têm nas escolas estaduais e municipais um grande número de crianças e adolescentes matriculados na rede escolar. Danino comentou que “Esses e outros precisam dos nossos ouvidos, da nossa escuta, do nosso olhar. Precisam que juntos possamos pensar em outras iniciativas que possam assegurar a vida dessa gente que é presente e futuro”.

Pra finalizar Danino explicou que “Nossa ação é pequena, nosso tempo e curto. mas viemos aqui interpelar a vocês que se dediquem juntos com todos que queiram olhar e perceber formas de violência e denunciar. Nosso número de telefone e 100, disque e denuncie”, finalizou.

Qualquer violação dos direitos das crianças e adolescentes, denuncie disque 100. Ligue 3451-2244 Conselho Tutelar, ou 3451-1655 do CREAS.

Fonte: Itaporã News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do Itaporã News.