Itaporã: vacina contra a gripe é recebida de forma escalonada e a Campanha segue ordem de distribuição

O secretário, Wilson Ribeiro, informou que foram vacinados 66% dos trabalhadores de saúde, faltando apenas 109 e 65% dos idosos, restando 743. Ao todo serão vacinados 321 trabalhadores e 1.393 idosos.
01/04/2020 15:51 Itaporã
Foto de rede sociais
Foto de rede sociais

A redação do site Itaporã News entrou em contato na tarde desta segunda feira (01), com a Coordenadora de Imunização de Itaporã, Luciany Casadia, a qual explicou como está o processo de vacinação contra gripe no município.

Luciany contou que devido à data para o início da vacinação ter sido antecipada pelo Ministério da Saúde, tendo início a campanha no dia 23 de março de 2020, a demanda da vacina está sendo enviada aos poucos (uma vez por semana). 

Ainda a coordenadora contou que, a vacina é enviada para capital, somente depois segue para Dourados e posteriormente Itaporã. No entanto, confirmou a redação do Itaporã News que todas as pessoas serão vacinadas seguindo a ordem definida pelo Ministério da Saúde.

Do dia 23 de março até 15 de abril receberam a vacina os idosos (com 60 anos ou mais) e trabalhadores da Saúde. Já a partir do dia 16 de Abril inicia o segundo grupo, sendo os doentes crônicos, professores e profissionais das forças de segurança e salvamento.  O terceiro grupo é composto por crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós-parto, população indígena e pessoas com deficiência.

"Estamos recebendo a vacina uma vez por semana de forma escalonada, o Ministério da Saúde envia para o estado, que envia para o município. Como a vacina está sendo recebida aos poucos não é possível vacinar um grande número de pessoas de uma só vez, portanto, é necessário ter paciência. Mas vale ressaltar que até o fim da campanha todos serão vacinados", explicou Luciany.

A coordenadora explicou que muitas pessoas estão procurando os postos de saúde em busca da vacina, o que não era comum, vários itaporaenses participarem desta campanha. Devido à realidade que estamos enfrentando hoje com a pandemia do coronavírus, a população está em pânico e, acreditam que a vacina ajuda a prevenir o vírus, o que é totalmente equivocado, pois o COVID 19 não possui relação com a gripe, o vírus apenas tem alguns sintomas parecidos. 

Luciany solicita que os idosos entrem em contato com sua unidade de Saúde para verificarem se tem a vacina, pois está ocorrendo aglomeração dos mesmos nos postos. É tempo de se cuidar, e principalmente as pessoas que fazem parte do grupo de risco não devem ficar em lugares numerosos. Abaixo está a lista com o contato dos postos de Saúde de Itaporã.

Fonte: Redação Itaporã News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do Itaporã News.