Entrevista com o Delegado de Polícia de Itaporã expõe que queimadas de lixo é crime e pode dar multa e até prisão

Após várias denúncias a reportagem do Itaporã News entrou em contato com o delegado de polícia de Itaporã, onde o mesmo falou sobre o assunto.
11/07/2019 20:26 Itaporã
Delegado de Polícia Civil de Itaporã, Dr. Rauali kind Mascarenhas
Delegado de Polícia Civil de Itaporã, Dr. Rauali kind Mascarenhas

A redação do Itaporã News esteve entrevistando na manhã desta quinta feira (11), o Delegado de Polícia Civil de Itaporã, Dr. Rauali kind Mascarenhas, sobre os crimes de poluição, especificamente através de “queimadas” de lixo doméstico. Na ocasião o mesmo reforçou que causar poluição de qualquer natureza pode configurar crime e sujeitar o responsável às penas legais, então as pessoas devem denunciar.

Durante a entrevista o delegado destacou que atear fogo em lixo doméstico, seja em área urbana ou rural, configura crime. E há ainda o risco dessa prática criminosa ocasionar incêndios. “As pessoas que presenciarem esse tipo de conduta devem denunciar. Atear fogo em terrenos baldios ou em lixo doméstico configura crime. As consequências para a sociedade são graves, já que o fogo pode se alastrar e ocasionar incêndios, e a queimada de lixo doméstico em si gera mau cheiro, pode atrair animais peçonhentos, além de ocasionar doenças respiratórias para a população local”, concluiu Dr. Rauali. 

O artigo 54, da Lei 9.605 de 1998, conhecida como a Lei de Crimes Ambientais, preceitua que causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora é crime. [1]

A redação do Itaporã News recebeu a informação de que, no município, várias pessoas têm prática de atear fogo em lixos domiciliares, causando um grande desconforto para vizinhança. É importante ressaltar que a fumaça causa inúmeros problemas, principalmente respiratórios, atingindo sobretudo as pessoas que já sofrem com doenças, como rinite e sinusite.

Fica aqui o alerta aos itaporaenses que não tinham conhecimento do assunto, ou para aqueles que não respeitam o meio ambiente, se houver denúncia haverá punição. Para não ter problemas futuros é necessária uma mudança de atitude. Colocar fogo, mesmo que no lixo residencial, é crime!

Caso você se sinta prejudicado você pode denunciar através dos telefones 190 / 3451-15 62 ou 3428 - 0384 / 3424-8171 da Polícia Militar Ambiental.

Fonte: Redação Itaporã News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do Itaporã News.