Covid-19: familiares de casos positivos da mesma residência também devem respeitar quarentena domiciliar em Itaporã

É preciso consciência e respeito para garantir a saúde de todos, evitando uma maior disseminação do COVID-19.
22/05/2020 06:35 Itaporã
É preciso consciência e respeito para garantir a saúde de todos, evitando uma maior disseminação do COVID-19.
É preciso consciência e respeito para garantir a saúde de todos, evitando uma maior disseminação do COVID-19.

Em Itaporã, na quinta-feira (21), foram confirmados mais seis casos positivos para o Covid-19, totalizando 18 pessoas infectadas com a doença. Essas pessoas seguem em quarentena domiciliar, portanto é necessário que familiares residentes no mesmo local também fiquem isolados.

A redação do Itaporã News entrou em contato com a Coordenadora de Atenção Básica, Aline Oviedo, a qual informou: "Ao ter conhecimento dos sintomas isolamos o paciente em casa, em quarentena domiciliar, não necessariamente essa pessoa está positivo para a doença. Solicitamos que as pessoas que tiveram contato com esse paciente que fiquem em alerta, caso tenha algum sintoma. Já quando o paciente testou positivo todo mundo que está na mesma casa tem que entrar em quarentena junto", explicou Aline.

A quarentena domiciliar funciona da seguinte forma: o paciente fica isolado em um determinado cômodo (quarto); não pode compartilhar talheres, nem produtos de higiene pessoal; deve ter cuidado redobrado quando for tossir ou espirrar; precisa descartar o material de higiene pessoal no lixo; lavar bem as mãos; não segurar criança no colo; evitar beijos e abraços; e permanecer em casa.

No município esse isolamento não está sendo completamente respeitado, onde em uma determinada situação a Polícia Militar teve que ser acionada, após um paciente testado positivo para o coronavírus entrar em um supermercado. Apesar das identidades dos pacientes não serem divulgadas, alguns amigos e conhecidos sabem da condição dos mesmos, sendo que um caso positivo foi denunciado e encaminhado pela PM até a sua residência.  

Itaporã é um município pequeno, por está razão a população está sempre próxima de familiares e amigos. O isolamento tem que acontecer!  É preciso consciência e respeito para garantir a saúde de todos, evitando uma maior disseminação do COVID-19.

Itaporaenses devem se unir para acabar com essa contaminação. Se uma pessoa da sua residência estiver com suspeita da doença, coloque todos os moradores do local em quarentena, não saia, não tenha contato com outras pessoas. É preciso pensar no outro, pois ao participar do convívio social você pode ser responsável por deixar alguém especial para você doente. Tenha consciência, haja com responsabilidade!

 

Fonte: Redação Itaporã News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do Itaporã News.