Coordenador de Itaporã recomenda cuidados para prevenir a dengue

09/01/2019 17:45 Itaporã
Foto por Aparecido Francisco
Foto por Aparecido Francisco

O aumento das temperaturas e o período de chuvas exigem um maior cuidado na prevenção à dengue no verão. O coordenador de endemias do município de Itaporã Gilberto Linharesrecomenda algumas medidas que evitam a proliferação do mosquito transmissor da doença o aedes aegypti. 

Para Gilberto Linhares a prevenção ainda é o melhor remédio independente de ter alguém com a doença ou não, os cuidados precisam ser realizados durante os doze meses do ano.

Com esse período chuvoso acompanhado de final de ano em férias muitas pessoas viajam e sempre acontece de alguém voltar contaminado pela doença. Esse é o momento mais perigoso porque o mosquito ele está voando é um período de chuva e calor Temos que cuidar o máximo para evitar o mosquito da dengue, disse Gilberto.

Temos um caso de dengue no Jardim Vitória, está sendo feito o bloqueio para que essa doença não se espalhem, porém não sabemos se essa pessoa contaminada adquiriu doença aqui ou em outro município. No ano passado apenas 3 notificações de dengue, mas todos  foram negativos, não tivemos nenhum caso positivo.

O município de Três Lagoas, enfrenta uma epidemia de dengue, 1.123 casos foram confirmados até esta terça-feira (8). Esse número pode ainda aumentar, já que 2.800 pessoas com sintomas da doença aguardam exames.

Esse pernilongo é escuro com faixas brancas nas patas, tem por hábito ficar durante o dia e a encontrada geralmente em áreas urbanas.

A fêmea deposita seus ovos em recipientes com água, mesmo que em pequenas quantidades. Por isso a principal recomendação evitar esses criadouros através de medidas como:

 

- Fechar as caixas  com água, tonéis e latões 

- Guardar pneus velhos em abrigos 

- Colocar embalagens de vidro, lata e plástico em uma lixeira bem fechada 

- Limpar com escovação os bebedouros dos animais 

- Manter desentupidos os ralos, calhas, canos, toldos e marquises 

- Manter a piscina tratada o ano inteiro 

- Guardar garrafas vazias com o gargalo para baixo 

- Não acumular água nos pratos com plantas, enchendo-os com areia 

- Colocar areia nos cacos de vidro dos muros 

Fonte: Itaporaagora/ Aparecido Francisco

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do Itaporã News.