Receita de pudim de ricota com mel é excelente para reaproveitar queijo

Versátil, ele pode ser usado tanto como alimento quanto como ingrediente
07/10/2019 11:59 Gastronomia
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Popular nos quatro cantos do mundo e com centenas de variações e sabores, essa delícia é tão utilizada no cotidiano, seja em um café da manhã, no café da tarde ou no preparo de receitas, que ganhou uma data para ser lembrada, consumida e curtida.

Com mais de seis mil anos, a sua origem é desconhecida, mas há uma lenda muito propagada de que o alimento foi produzido acidentalmente. Um mercador árabe saiu para cavalgar sobre o sol escaldante com o seu cantil, um recipiente para armazenar líquidos. Curiosamente, foi levado leite para matar a sede. Horas depois, ao tentar se refrescar, o mercador notou que aquele leite havia se separado em duas partes: um líquido fino e esbranquiçado e uma porção sólida, o queijo.

Para se fazer bons queijos são necessários anos de experiência. São muitas variáveis envolvidas – algumas bem técnicas -, das quais se podem destacar, principalmente, a qualidade do leite utilizado e o tempo de maturação. Ricos em proteínas, vitaminas e minerais, esses alimentos oferecem diversos benefícios para a saúde. Consumi-los com frequência é indicado, já que são reconhecidos por oferecer proteínas, além de uma quantidade importante de micronutrientes, principalmente o cálcio, além das vitaminas A, B2 e B12 e minerais, como o zinco e o selênio.

Não há dúvidas de que o queijo sempre dá aquele toque especial na refeição. Veja abaixo o modo de preparo desta receita de pudim de ricota com mel e aproveite!

Para o pudim

Receita deliciosa de de Porpetone à parmegiana

Receita rápida e fácil de strogonoff de camarão

Aprenda a fazer o espetinho de medalhão com bacon perfeito

Para a calda

Preaqueça o forno a 180 °C. Com a manteiga, unte uma forma de 25 cm de diâmetro, com furo central.

Faça o pudim: no liquidificador, bata o Creme de Ricota, a canela, as gemas e o mel. Em uma tigela, bata as claras, com auxílio de um fouet (batedor de ovos) ou batedeira, até que elas fiquem em ponto de neve (pouco firme). Ainda com o fouet, acrescente delicadamente a mistura do liquidificador à tigela, incorporando-a às claras.

Coloque na forma e leve ao forno, em banho-maria, por 30 minutos. Deixe esfriar, desenforme e leve à geladeira.

Prepare a calda: em uma panela, coloque o mel e ½ xícara (chá) de água e leve ao fogo baixo, mexendo até dissolver bem. Deixe esfriar e espalhe sobre o pudim.

Fonte: Carlos Yukio / Midiamax

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do Itaporã News.