UFMS lança Clube da Leitura como parte da Campanha Eu Respeito

07/11/2019 06:39 Educação
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

UFMS

Com o objetivo de promover lazer e saúde por meio do empréstimo solidário de livros, a UFMS lança o Clube da Leitura como parte da Campanha Eu Respeito do mês de novembro, que tem como tema o conhecimento. A apresentação oficial acontecerá amanhã, 7 de novembro, às 16h, em frente à livraria da UFMS no Corredor Central, com a realização de Sarau promovido por estudantes e professores da Universidade.

O projeto irá oferecer exclusivamente romances, biografias, ficção, poemas, histórias em quadrinhos e outros. A colaboradora do projeto, Viviane Helena Pontes, explica que o intuito é estimular a leitura recreativa aos acadêmicos.  “Entre os estudantes ficou condicionada a ideia de que a biblioteca é só para estudos, então quando entram lá, mesmo que tenham obras de literatura, acabam buscando sempre livros voltados à formação acadêmica e pesquisa científica, por isso o projeto quer incentivar a leitura por lazer”.

Viviane ressalta que o Clube da Leitura surgiu a partir do projeto “Empréstimo Solidário” realizado em 2018 pela Faculdade de Educação (Faed), sob a coordenação da professora Ana Schirmer.  “A nova administração resolveu transformar o Empréstimo Solidário de livros em uma ação institucional, voltada não só aos acadêmicos, mas também à comunidade externa.  Apesar da UFMS dispor de bibliotecas, até o momento não havia espaço e incentivo para a leitura como atividade de lazer”. O acervo inicial do clube foi composto por meio de doações conseguidas pelos idealizadores do projeto Empréstimo Solidário.

Serão instaladas estantes contendo orientações para o melhor uso dos livros, e espaços para doação de novos livros e recolhimento dos livros retirados.  Ao retirar um livro, uma ficha deve ser preenchida e depositada na pasta. Os pontos de empréstimos serão administrados por acadêmicos voluntários com ajuda de professores e bibliotecários, que irão cuidar do acervo local, arrecadar doações, verificar os cadastros de livros e participantes cadastrados.

O Clube da Leitura estará presente nos Campus de Três Lagoas, Chapadão do Sul, Coxim, Ponta Porã e Paranaíba. Na Cidade Universitária, serão colocados pontos de empréstimos de livros no Corredor Central e na Secretaria Especial de Educação a Distância. Em breve o acervo poderá ser consultado online no site da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

Fonte: Diego Alves / Midiamax

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do Itaporã News.