UFGD abre inscrições para o Vestibular 2020

13/08/2019 08:15 Educação
Foto: Divulgação/UFGD
Foto: Divulgação/UFGD

Começam nesta segunda-feira, 12 de agosto, as inscrições do Vestibular 2020 da UFGD. Elas devem ser feitas exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/2020. Para a inscrição, o candidato deverá estar inscrito no Cadastro de Pessoa Física (CPF) e pagar a taxa de R$ 100,00 via Guia de Recolhimento da União (GRU). Essa guia de recolhimento deverá ser paga somente nas agências do Banco do Brasil.

O candidato, ao fazer a sua inscrição, deverá: a) acessar o endereço eletrônico https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/2020; b) ler cuidadosamente o Edital e aceitar as condições descritas neste; c) preencher os dados cadastrais solicitados; d) preencher a ficha de inscrição eletrônica, atentando-se às opções de concorrência e necessidade de posterior comprovação, inclusive fazendo a opção pela língua estrangeira de preferência (espanhol ou inglês); e) responder o questionário socioeconômico; f) imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) específica para o pagamento da taxa de inscrição e efetuar o pagamento conforme orientações constantes nesta, OU solicitar isenção da taxa nos termos da Lei, dentro dos prazos estabelecidos; g) recolher a taxa de inscrição, caso não seja contemplado com a isenção, atentando-se aos prazos e procedimentos.

Para a efetivação da inscrição NÃO será necessário o envio de documentação, exceto nos casos de solicitação de isenção e de atendimento diferenciado. Quem não tiver computador ou acesso à internet, poderá usar computadores da UFGD que serão disponibilizados pela Coordenadoria do Centro de Seleção. A inscrição pode ser feita pelo próprio candidato ou por outra pessoa, que assumirá a responsabilidade da mesma, não havendo a necessidade de apresentar procuração.

As inscrições vão até o dia 14 de outubro e o candidato que, comprovadamente, não tiver recursos para pagar a inscrição pode pedir a isenção da taxa até dia 13 de setembro.

As provas do Vestibular 2020 vão acontecer no dia 24 de novembro. Pela manhã, haverá a prova de Redação, das 8h as 10h30. À tarde acontecerão as Provas Objetivas, das 14h às 18h. O resultado final será divulgado no dia 16 de janeiro de 2020.

A UFGD disponibiliza 982 vagas para o Vestibular 2020, nas modalidades presencial e a distância, distribuídas de acordo com a Lei n.º 12.711/2012. A UFGD reserva metade das vagas para alunos de escolas públicas com renda superior e inferior a um salário mínimo e meio, incluindo também indígenas, pretos, pardos e pessoa com deficiência.

As vagas estão distribuídas para os seguintes cursos: Administração / Agronomia / Artes Cênicas / Biotecnologia / Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) / Ciências Contábeis / Ciências Econômicas / Ciências Sociais / Direito / Educação Física / Engenharia Agrícola / Engenharia Civil / Engenharia da Computação / Engenharia de Alimentos / Engenharia de Aquicultura / Engenharia de Energia / Engenharia de Produção / Engenharia Mecânica / Física / Geografia / Gestão Ambiental / História / Letras / Letras-Libras (a Distância) / Matemática / Matemática (2º semestre) / Medicina / Medicina (2º semestre) / Nutrição / Pedagogia / Psicologia / Química (Bacharelado) / Química (Licenciatura vespertino) / Química (Licenciatura noturno) / Relações Internacionais / Sistemas de Informação e Zootecnia.

RESERVA DE VAGAS

Antes de optar pela modalidade de participação pela Reserva de Vagas, o candidato deve certificar-se que atende a todos os requisitos e que deverá, caso aprovado e convocado a matricular-se, comprovar sua condição como cotista. A não comprovação da condição declarada pelo candidato acarretará a perda do direito de concorrer às vagas da reserva (em todas as categorias, ainda que o candidato preencha os requisitos de outra para a qual poderia ter se inscrito), porém permanecerá na lista de concorrência das vagas de ampla concorrência.

Os candidatos convocados para ocupar as vagas para negros (pretos/pardos) pelo sistema de reserva de vagas, terão sua autodeclaração confirmada pela Comissão Geral de Heteroidentificação da UFGD, e deverão apresentar os documentos previstos no Edital de Divulgação PROGRAD n.º 52/2019, disponível em https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/2020

Os candidatos convocados para ocupar as vagas para indígenas pelo sistema de reserva terão sua autodeclaração verificada por comissão que procederá a análise dos documentos (Rani, ou declaração da liderança indígena ou FUNAI, atestando o seu pertencimento ao povo e/ou comunidade indígena), bem como atentar-se para os demais procedimentos e documentos previstos no Edital.

Já os candidatos convocados para ocupar as vagas de PCD - Pessoa com Deficiência pelo sistema de reserva terão sua documentação verificada por Comissão de Verificação de Documentos da Condição de Pessoa com Deficiência, que procederá a análise dos documentos comprobatórios de sua condição, bem como dos demais documentos previstos no Edital.

Não poderá participar do sistema de ingresso por reserva de vagas o candidato que tenha cursado, ainda que parcialmente ou com bolsa integral, o Ensino Médio em instituições privadas de ensino. São consideradas escolas públicas de Ensino Médio aquelas mantidas pelos governos federal, estadual ou municipal que ofereçam exclusivamente o ensino gratuito.

Não serão consideradas, para efeito de reserva de vagas, escolas comunitárias, filantrópicas ou confessionais, as quais, nos termos do art. 20, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/1996), são consideradas instituições privadas de ensino.

INFORMAÇÕES

O Manual do Candidato estará disponível no endereço eletrônico https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/2020. As principais características de cada curso estão disponíveis no endereço eletrônico http://www.ufgd.edu.br/, na seção Graduação-Presencial e do curso Bacharelado em Letras/Libras no portal: https://www.ufgd.edu.br/faculdade/ead/index

As informações sobre o PSV-2020/UFGD deverão ser obtidas na Coordenadoria do Centro de Seleção, localizada na rua João Rosa Góes, n.º 1761, Vila Progresso, CEP: 79825-070, em Dourados/MS, sala 405, em dias úteis, das 7h30 às 19h, ou pelos telefones (67) 3410-2840 e (67) 3410-2846 ou, ainda, pelo e-mail: [email protected]

Informações sobre a Fase de Matrículas deverão ser obtidas na Secretaria Acadêmica da UFGD, pelos telefones (67) 3410-2820 e (67) 3410-2826, em dias úteis, das 7h30 às 19h ou, ainda, pelo e-mail [email protected]

A página oficial do PSV-2020/UFGD é https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/2020

Acesse o Edital completo do Vestibular 2020 pelo link: https://cs.ufgd.edu.br/download/Edital_de_Abertura_CCS_08_2019_PSV_2020.pdf

 

Fonte: Assessoria/UFGD

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do Itaporã News.