Escolas públicas têm novo sistema para pedir livros didáticos não utilizados

12/07/2018 08:35 Educação
Pedidos precisavam ser por meio físico, com aprovação prévia - Foto: Arquivo/ Governo do RN
Pedidos precisavam ser por meio físico, com aprovação prévia - Foto: Arquivo/ Governo do RN

As unidades de ensino da rede pública de todo o País que se interessarem pelos livros didáticos já retirados do ciclo de atendimento, ou seja, os que sobraram da distribuição prevista para o ano, têm uma nova forma de fazer o pedido.

Agora, as escolas podem requerer os títulos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) diretamente no Sistema PDDE Interativo, por meio da ferramenta Doação.

Antes, as solicitações precisavam ser feitas por meio físico, com necessidade de aprovação prévia da respectiva Secretaria de Educação. Hoje, o sistema eletrônico das unidades de ensino resolve todas as questões e é mais rápido.

O FNDE, por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), envia livros às instituições cadastradas anualmente, mas restam armazenados materiais didáticos novos, que nunca foram utilizados.

Em respeito ao princípio da sustentabilidade que rege as ações do Programa do Livro, eles são doados às redes de ensino gratuitamente, desde que solicitados. No Manual de Doação de Livros, é possível entender como é feita essa distribuição.

Fonte: Ministério da Educação

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