Afinal, o que é a pansexualidade?

Famosos como Janelle Monáe, Miley Cyrus e o cantor brasileiro Serguei já se declararam pansexuais
06/06/2018 07:10 Curiosidades
© Sharon McCutcheon / Unsplash
© Sharon McCutcheon / Unsplash

Recentemente a cantora Janelle Monáe, em entrevista à revista 'Rolling Stone', falou sobre a própria sexualidade e se declarou pansexual, levantando a curiosidade sobre o significado do termo e sua prática.

“Inicialmente ela se definia como bissexual, esclarece, ‘mas então depois eu li sobre pansexualidade e eu fiquei tipo, ‘Oh, essas são coisas com as quais eu me identifico também’. Eu estou aberta a aprender mais sobre quem eu sou”, declarou na entrevista.

O fato fez com que as palavras “pansexual” ou “pansexualidade” ficassem no 'treding topics' do Google naquele mês. Em 2015, a cantora americana Miley Cyrus também se afirmou pansexual, causando efeito semelhante na internet. Aqui no Brasil, um caso assumido de pansexualidade é do cantor de rock Serguei. 

No dicionário, o significado de pansexual é "Relativo à sexualidade em todos ou em muitos dos seus aspectos. Que ou quem sente atracção sexual ou interesse amoroso por outras pessoas, independentemente do seu sexo ou da sua identidade de gênero."

Mas então, qual a diferença de pansexual e bissexual?

Pois bem, a bissexualidade define pessoas cujas atrações não se limitam a um sexo e é usada tanto para homossexuais (atração pelo mesmo sexo) quanto heterossexuais (sexos diferentes), independentemente do gênero com o qual elas se identificam.

Já a pansexualidade, diferente do anterior, este termo se enquadra como um rótulo identitário. Ao se definir assim, uma pessoa está expressando claramente o fato de que o gênero não é levado em conta na sua própria sexualidade, ou ainda que ela tem atrações específicas por pessoas trans, de gênero queer, e outras que podem ou não se encaixar em categorias de gênero convencionais de homem e mulher.

Em resumo, os pangêneros se identificam com os padrões de gêneros e consideram todas as orientações, condições e identidades potencialmente aptas a satisfazer seu desejo sexual. 

Fonte: Notícias ao Minuto

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do Itaporã News.