Receita de costela suína com mil-folhas demora 8h, o pretexto para reunir amigos

É preciso ter paciência e muito apetite para elaborar o prato que também conta com molho de cupuaçu
23/04/2019 07:54 Culinária
A receita mistura a crocancia da mil-folhas de mandioca, com a maciez da carne e a acidez do molho (Foto: Kisie Ainoã)
A receita mistura a crocancia da mil-folhas de mandioca, com a maciez da carne e a acidez do molho (Foto: Kisie Ainoã)

Para aqueles que testar o talento na cozinha, a receita de costelinha suína com mil-folhas de mandioca e molho de cupuaçu é uma opção para reunir a galera em casa e experimentar diferentes sabores, no entanto, é preciso ter paciência e muito apetite porque o preparo é demorado. O chef de cozinha, Adriano Torres deu uma aula show durante o Festival do Peixe, na Feira Central de Campo Grande explicando o passo a passo do prato. Segundo ele, o suíno está voltando no gosto dos campo-grandenses.

O sabor é uma mistura de maciez, crocância e a acidez do molho. O preparo leva em média 8h, cinco delas para a massa de folha de mandioca. “Começa cortando a mandioca em fatias finas, utilizamos o Mandolin que é um cortador japonês que facilita na hora de fatiar. Um quilo de mandioca é suficiente para servir de 10 a 12 pessoas”, disse.

Ingredientes:

Costela suína 

1 kg de costela

100 gramas de alho

100 gramas cebola

5 gramas de sal

5 gramas pimenta

Mil-folhas de mandioca

1 kg de mandioca

2oo gramas de manteiga com sal

10 gramas de sal

500 gramas de queijo fresco curado

Molho de cupuaçu

1 saquinho de polpa de cupuaçu

50 gramas de alho

4 gramas de cebola

5 gramas de sal

 

Após fatiar toda a mandioca, pegue uma assadeira e passe uma camada de manteiga, depois acrescente a mandioca e na terceira camada, coloque o queijo. “Faça isso várias vezes, até preencher a forma”, disse. Em seguida, leve ao forno para assar por 4h.

“Depois de assar, tem que colocar no congelador e deixar por mais um tempo até a massa endurecer, mas não muito. Ela já firme, retire da geladeira e corte em pedaços, aqui usamos formato de cubos e em seguida frite”, explica Adriano.

Enquanto isso pegue a costelinha suína e tempere com alho, pimenta a gosto, folha de louro e pitadas de azeite e sal. “O próximo passo é cobrir a carne com papel alumínio, colocar no forno e assar por cerca de 2h. Depois desse tempo, retire o papel alumínio e deixe a carne por mais 15 minutos até dourar”, ensina.

Depois de assado, é hora de fazer o molho de cupuaçu para realçar o sabor da carne. “Pode usar uma polpa de cupuaçu mesmo, bata no liquidificador primeiro. Após, em uma panela, coloque um pouco de azeite e frite o alho e a cebola, picados. Na sequência, acrescente uma pitada de sal e coloque a poupa. Mexa até misturar tudo e deixe em fogo baixo por cinco minutos”.

“O próximo passo é retirar do fogo e bater novamente no liquidificador até criar uma consistência mais grossa. Depois, peneire o molho e despeje sobre a carne já assada. Em outro recipiente coloque a massa da mil-folhas frita e saboreie juntos”, disse.

Adriano relata que a receita é trabalhosa. “É bem mais elaborado, para ocasiões especiais. O suíno está entrando nos pratos dos campo-grandenses, antes não se tinha costume de consumir essa carne. Dá para fazer a opção no churrasquinho”.

O chef de cozinha é professor de gastronomia há sete anos e conta que a receita foi criação dos alunos de seu curso, no Senac. “Não é inédito, mas usamos outros elementos nesse prato, como o cupuaçu e a junção da massa com a carne”, falou. Para aqueles que querem fazer o prato, Adriano orienta. “Compre a costela que é mais carnuda, para dar mais gostos”.

O gosto do campo-grandense continua forte para carne, diz o chefe de cozinha. “Percebemos que a população quer uma cozinha moderna, um pouco contemporânea, mas com sabor lá da casa da avó. Tudo muito decorado, com designer diferente, porém uma cozinha confortável, com comidas que trazem lembranças afetivas”, afirmou.

Fonte: Alana tela / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do Itaporã News.