Carnes vão bem com vários tipos de molho

23/03/2019 07:06 Culinária
Carne ao molho madeira - Divulgação
Carne ao molho madeira - Divulgação

CARNE AO MOLHO MADEIRA

Ingredientes:
4 medalhões de filé-mignon;
2 colheres de sopa de óleo de girassol;
2 dentes de alho moído;
1 xícara de cogumelos frescos laminados;
1 xícara de vinho tinto seco ou vinho madeira;
1 colher de sopa de manteiga;
1 tablete de caldo de carne;
1 colher de chá de amido de milho;
Pimenta-do-reino;
Sal.

Modo de preparo:
O primeiro passo dessa receita de filé ao molho madeira é temperar a carne com alho, sal e pimenta a gosto. Em seguida, leve ao fogo médio uma frigideira ou panela com o óleo e, quando estiver quente, doure a carne de todos os lados (incluindo as laterais).

Quando a carne estiver bem douradinha, ou seja, cozida por fora, reserve em um prato. Adicione a manteiga à mesma frigideira ou panela e salteie os cogumelos até mudarem de cor.

Dissolva o amido de milho no vinho e adicione à frigideira ou panela, junto com o tablete de carne. Fique mexendo até o tablete dissolver e o molho engrossar. 

Prove e, se achar necessário, acerte o sabor com sal e pimenta a gosto.

Dica: Se o molho estiver pouco grosso, dissolva um pouco mais de amido em um pouco de água e adicione. Se gostar da carne bem passada, adicione-a ao molho e cozinhe por mais 2-3 minutos. Depois disso, seu filé ao molho madeira está pronto para servir! 
 

COSTELINHA DE PORCO AO MOLHO BARBECUE

Ingredientes
1 kg de costelinha de porco;
1 limão;
2 colheres de sopa de óleo;
1/2 cebola picada;
1/2 xícara de açúcar mascavo;
1/2 xícara de vinagre branco;
2 colheres de sopa de molho inglês;
2 xícaras de ketchup;
1 folha de louro;
1/2 xícara de água;
1 colher de sobremesa de molho de pimenta;
Pimenta-do-reino a gosto;
Sal a gosto.

Modo de preparo:
Lave a costela em água corrente. Esfregue o limão sobre a carne e, em seguida, tempere com sal a gosto. Coloque a costela em um tabuleiro e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno aquecido a 200°C por cerca de 40 minutos. 

Em uma panela, aqueça o óleo e doure levemente a cebola. Adicione o açúcar mascavo e o vinagre e deixe o açúcar dissolver. Adicione o molho inglês, o ketchup, o louro, o molho de pimenta, a água, o sal e deixe o molho ferver até engrossar. Desligue o forno e reserve.

Após os 40 minutos, retire o papel-alumínio e regue a costela com o molho barbecue.

Leve ao forno novamente por mais 10 minutos. Retire do forno e sirva com molho à parte. Acompanhe com batata frita ou recheada.

CARNE AO MOLHO DE CERVEJA

Ingredientes:
1 kg de coxão duro ou músculo duro;
1 colher de sopa de creme de cebola ou um pacote de pó de sopa de creme de cebola;
1 xícara de chá de água;
1 xícara de chá de molho de tomate temperado com sal a gosto;
1 lata de cerveja preta em temperatura ambiente;
Sal a gosto.

Modo de preparo:
Para começar, aqueça a panela de pressão com óleo e, quando estiver bem quente, doure a carne temperada apenas com sal por todos os lados. Em uma tigela, misture todos os outros ingredientes – a água, o creme de cebola, o molho de tomate e a cerveja preta, temperando com sal a gosto. Despeje a mistura sobre a carne, tampe a panela e cozinhe por 50 minutos após a panela de pressão começar a apitar. Desligue e deixe a pressão sair naturalmente – só abra a panela quando ela não estiver soltando pressão, isso é fundamental para a sua segurança. Abra-a, retire a carne e corte em pedaços. Coloque em uma travessa ou prato grande, regue com o molho da panela e sirva. 

A sugestão é servir com purê de batatas.

Fonte: Correio do Estado

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do Itaporã News.