Alimentação saudável ajuda a aumentar a imunidade

03/06/2020 12:16 Brasil
Divulgação
Divulgação

Nos últimos meses a população brasileira e mundial teve que se recolher a suas casas como medida de contenção e prevenção contra o coronavírus (Covid-19).

Com a quarentena, o mundo viu a necessidade de se readaptar à nova realidade de confinamento domiciliar.

Contudo, um longo período de reclusão acaba gerando certa ansiedade nas pessoas e isso muitas vezes acaba sendo descontado na alimentação seja ingerindo mais fast-foods, pizzas, doces, sorvetes, entre outros.

O grande problema desse hábito é que estes alimentos não contém as vitaminas necessárias para manter o organismo em equilíbrio o que pode deixar as pessoas mais expostas a graves doenças que atacam o organismo, principalmente ao próprio coronavírus.

"Muita gente acha que simplesmente ficando em casa, estará 100% imune ao Covid-19, porém uma alimentação desequilibrada pode tornar essas pessoas mais expostas a gripes e outras doenças respiratórias graves", destaca Allyson Moura, engenheiro agrônomo, especialista em nutrição de plantas e RTV da Ubyfol, multinacional brasileira que desenvolve fertilizantes especiais.

A recomendação para manter o sistema imunológico e de defesa do organismo sempre fortalecido é consumir diariamente frutas, verduras e legumes, alimentos ricos em vitaminas e que vão contribuir para a prevenção de doenças.

"Mesmo neste período de isolamento, os produtores rurais e nós do campo não paramos e seguimos trabalhando arduamente para garantir que os alimentos cheguem a mesa da população com qualidade e segurança", afirma Moura.

Selecionamos algumas frutas que podem ser encontradas facilmente em qualquer cidade no Brasil estando acessível a boa parte da população e que são importantes para a manutenção da saúde. Uma delas é o melão.

Cultivado principalmente no Rio Grande do Norte e Ceará, a fruta é muito importante do ponto de vista nutricional por ser rico em vitaminas C e D além de ter ação diurética.

De maneira geral, o melão é composto por 80% de água e por uma quantidade moderada de açúcares. É uma das frutas mais ricas em sódio, mas também contém o potássio, magnésio e cálcio.

Ela também ajuda no controle de pressão arterial, fortalece o sistema imunológico, entre outros benefícios.

Assim como o melão, o mamão é outra opção rica em nutrientes que combina com diversos outros alimentos e, devido aos seus inúmeros benefícios nutricionais, é considerado um "remédio caseiro".

O que muita gente não sabe é que a fruta é uma importante fonte de vitamina C, contendo até 10 vezes mais deste componente do que a laranja, sempre colocada como a grande fornecedora da substância.

Além da vitamina C, o mamão também possui grandes quantidades de licopeno e betacaroteno, componentes que beneficiam a saúde da pele, da visão e do coração, além de diversos outros nutrientes.

O mamão é uma rica fonte de variadas substâncias, como a riboflavina que também é conhecida como vitamina B2, que auxilia a reduzir os danos causados pelo excesso de estresse e ajuda a preservar a integridade do sistema nervoso.

O tomate também tem papel importante na manutenção da saúde. A fruta, apesar de normalmente ser usada como legume em saladas e pratos quentes, tem propriedades diuréticas, além de muita água e vitamina C que melhora o sistema imune e ajuda a fortalecer as defesas naturais do organismo, pois combate os radicais livres, que, em excesso, favorecem o aparecimento de várias doenças e infecções.

O tomate tem como principal benefício para a saúde, ajudar a prevenir o câncer, principalmente o de próstata, porque é composto por boas quantidades de licopeno, que está muito mais bio-disponível quando o tomate é cozido ou consumido em forma de molho.

Já os benefícios da manga se devem à presença de vitamina A, antioxidantes, fibras e enzimas. A fruta é bem versátil e pode ser consumida in natura, em forma de suco, geleias, vitaminas, saladas verdes, molhos ou juntamente com outros alimentos.

Entre os seus benefícios, ajuda a controlar a pressão porque tem fibras solúveis e antioxidantes que melhoram o funcionamento das artérias e fortalecer o sistema imune, ajudando a prevenir doenças porque tem ação imunoestimulante.

As uvas são frutas ricas em antioxidantes e água, especialmente na sua casca, que trazem benefícios para a saúde como: prevenir câncer, evitar a fadiga muscular e melhorar o funcionamento do intestino. Cada variedade de uva traz propriedades específicas.

As variedades roxas, por exemplo, por serem ricas em ácido fólico, ajudam a prevenir anemia.

As uvas verdes ajudam a melhorar a circulação, por serem ricas em minerais como ferro e potássio, que aumentam a oxigenação das células e também atuam mantendo a saúde dos ossos.

Talvez a mais popular entre as frutas, a banana não fica atrás das outras quando o assunto é benefício para a saúde. Rica em potássio, é perfeita para baixar a pressão arterial.

Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis adequados de açúcar no sangue, combatendo o cansaço.

Além disso, é rica em vitamina B, acalma o sistema nervoso e ajuda a normalizar os batimentos cardíacos. Quando estamos estressados, reduz-se os níveis de potássio no organismo.

A fruta também ajuda a garantir saciedade por mais tempo e dar uma segurada na fome, melhorando a sensação de bem-estar.

Em todas essas culturas tão importantes para a saúde da população, a Ubyfol trabalha forte oferecendo soluções para a parte nutricional garantindo boas produtividades aos produtores aliada a alta qualidade aos consumidores.

"O consumidor brasileiro pode ter a certeza de que está adquirindo o que há de melhor no mercado. Produtos feitos com boas práticas agrícolas sempre acompanhadas pelas exigências das certificadoras", destaca o engenheiro agrônomo.

Atualmente a Ubyfol oferece produtos especiais em nutrição vegetal, fornecendo macro e micronutrientes para recobrimento de grânulos, tratamento de sementes, mudas e toletes, e aplicações foliares para todas as culturas agrícolas.

"Nós do agro estamos no campo produzido alimentos de excelente qualidade para que as pessoas fiquem em casa", finaliza Moura.

Fonte: AGROLINK COM INF. DE ASSESSORIA

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do Itaporã News.