ALERTA: Com quase 400 casos notificados de Dengue, sinal 'vermelho' é aceso em Fátima do Sul

Recentemente a reportagem do site itaponews fez uma matéria onde mostra que a Itaporã estava com 480 notificações
01/04/2020 15:40 Brasil

FÁTIMA DO SUL – Os número chega a ser alarmantes, os casos notificados da Dengue já somam 390 em Fátima do Sul. Os casos confirmados somam 196 e somente 96 descartados e 98 em andamento. 

Os dados foram obtidos, são até a semana do dia 14 de março de 2020, é o que revela o informativo resumido que o Fátima News obteve através do SINAN- Sistema de Informação de Agravos de Notificação.

Durante essa pandemia de coronavírus, o trabalho dos Agentes de Endemias não parou no município, eles continuam trabalhando mesmo com a situação de alarmante da Covid-19, mas, com as medidas de proteção que foram orientadas pela coordenação Estadual.

Recentemente a reportagem do site itaponews fez uma matéria onde mostra que a Itaporã estava com 480 notificações

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou na última quarta-feira (25) boletim epidemiológico sobre casos de dengue em Mato Grosso do Sul. Entre 1º de janeiro e 25 de março, foram notificados 36.655 casos de dengue no Estado. A média é de 431 casos por dia, 17,9 por hora ou 1 registro a cada 3,3 minutos.

O boletim também apontou que já foram registradas 19 mortes em razão da dengue no estado. Campo Grande teve o maior número de óbitos, sendo 4 pessoas, com idades de 09 anos; 30 anos; 52 anos e 74 anos.

DENGUE - Doença febril aguda, que pode apresentar um amplo espectro clínico: enquanto a maioria dos pacientes se recupera após evolução clínica leve e autolimitada, uma pequena parte progride para doença grave. 

Fatores de risco individuais determinam a gravidade da doença e incluem idade, comorbidades(doenças pré-existentes) e infecções secundárias.

DEFINIÇÃO DE CASO DE DENGUE Caso suspeito- Pessoa que viva ou tenha viajado nos últimos 14 dias para área onde esteja ocorrendo transmissão de dengue ou tenha a presença de Ae. Aegypti, que apresenta febre, usualmente entre 2 e 7 dias, e apresente duas ou mais das seguintes manifestações: • Náusea, vômitos • Exantema (manchas avermelhadas no corpo) • Mialgias( Dor muscular), artralgia (Dor nas articulação) • Cefaleia (dor de cabeça), dor retroorbital (dor nos olhos) • Petéquias ou prova do laço positiva • Leucopenia (é quando o número de leucócitos, que são as células de defesa do sangue, está baixo- é verificado através do exame Hemograma). 

Também pode ser considerado caso suspeito toda criança proveniente ou residente em área com transmissão de dengue, com quadro febril agudo, usualmente entre 2 a 7 dias, e sem foco de infecção aparente. 

 

Fonte: ROGÉRIO SANCHES / FÁTIMA NEWS / Fátima News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do Itaporã News.