8 DE MARÇO - SIMTED Dourados luta pelo fim do assédio e importunação no trabalho

| DOURADOS AGORA


publicidade

Cotações

08/03/2021 09h26 - Por: Informe Publicitário

Neste 8 de março, Dia da Mulher, o SIMTED Dourados chama a atenção para a luta das mulheres contra o assédio e importunação sexual no trabalho. A Rede Pública Estadual de Ensino tem 22 mil profissionais da educação e a Rede Municipal de Ensino de Dourados-MS possui 2.800 trabalhadores. Nas duas redes, 80% são profissionais mulheres. De acordo com o Atlas da Violência 2020, 50% das mulheres brasileiras já sofreu assédio sexual no trabalho. Casos de assédio e importunação sexual chegam ao sindicato através de comentários, relatos de terceiros e denúncias sigilosas.

Nesse universo composto majoritariamente por mulheres, o SIMTED realizou, no mês de fevereiro de 2021, uma pesquisa com as profissionais da educação das redes municipal e estadual de Dourados. O questionário busca compreender e mapear o espaço das educadoras no ambiente de trabalho, as relações de gênero, a inclusão e outros aspectos da vivência de profissionais do magistério e do administrativo educacional nas unidades de ensino da cidade.

A pesquisa revelou que 36,9% das educadoras que responderam ao questionário considera que a sua presença no ambiente de trabalho desperta nos homens um comportamento inadequado. 19% delas já passou por situações em que lhe foram oferecidas vantagens profissionais em troca de favores. Desse total, 63,2% responderam que o comportamento inadequado se deu por meio de insinuações, 13,2% foram jogos de sedução e 5,3% foram carícias não autorizadas.

Quando um homem tem atitudes desrespeitosas quanto ao corpo da mulher e manifesta olhares, abraços, e até mesmo telefonemas e mensagens inoportunas, 53% das mulheres se sentem constrangidas e 40% se sentem assediadas, gerando medo em várias delas. 88,7% das profissionais entendem que situações de assédio e importunação sexual são culpa do homem.

Dados preocupantes

Na pesquisa, a maior parte das trabalhadoras declararam que denunciariam caso estivessem sofrendo assédio ou importunação sexual. Porém, ainda há uma parcela alarmante que optaria por se afastar ou até mesmo mudar seu local de trabalho. 60% das mulheres que declararam que já passaram por situações em que foram oferecidas vantagens profissionais em trocas de favores, também declararam sentir que sua presença causa comportamento inadequado nos homens.

Já 71,5% das mulheres que não denunciariam, se sentem constrangidas ou com medo. E 40% das educadoras que não denunciariam, já passaram por situações em que lhe foram oferecidas vantagens profissionais em troca de favores, como insinuações, jogos de sedução e carícias. Outro fator preocupante que o SIMTED apurou é que 34% das mulheres em situação de chefia não aconselhariam a mulher a realizar a denúncia, buscariam a versão do homem da história ou não acreditariam na versão da mulher.

Denuncie! Pelo fim do assédio e importunação sexual no trabalho!

O SIMTED Dourados está na luta pelo fim do assédio e importunação sexual, reafirmando a necessidade de união das mulheres para pedir um basta contra todos os tipos de violência. O respeito nos locais de trabalho deve ser a base das relações profissionais. O sindicato busca construir condições de favorecimento e fortalecimento no empoderamento das mulheres para exigirem respeito no trabalho. As mulheres necessitam expor as violências sofridas, deixando de serem silenciadas e desacreditadas ao denunciarem o assédio e a importunação.

Veja o vídeo da campanha do SIMTED Dourados neste 8 de março: https://youtu.be/adl2IVdx5_Y

Saiba Mais

Informações - SIMTED Dourados – Rua Maria da Glória, 670, Vila Industrial, Dourados-MS. / (67) 3421-3749 / www.simted.org.br.

Acesse nossas redes sociais

facebook.com/simted.dourados / instagram.com/simteddourados / twitter.com/simteddourados / youtube.com/simteddouradosms



Clique neste link participe de um dos grupos do WhatsApp do site Itaporã News Itaporã News: 16 anos - o pioneiro de Itaporã

Classificados MS

Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do portal Itaporã News

Receba as principais notícias de Itaporã e Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Itaporã News.

Siga o Itaporã News no Youtube!

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE