Frente Parlamentar se reúne na segunda para apresentar relatório sobre conflitos em Dourados

| DOURADOSNEWS / DA REDAçãO


Confitos em pequenas propriedades da região Norte ocorre há anos - Crédito: Ligado na Redação
publicidade

Cotações

Na próxima segunda-feira, 13, a Frente Parlamentar em Defesa da Solução dos Conflitos entre Indígenas e Proprietários de Terras volta a se reunir para elaborar um relatório preliminar dos estudos, levantamentos e parciais conclusões sobre a situação que perdura em Dourados há anos e que vem se agravando.

Trata-se da disputa por terras na região, um conflito complexo que envolve os povos Guarani e Kaiowá que reivindicam a posse de áreas produtivas e legalmente instituídas e os proprietários da terra, que se opõem à perda de suas áreas.

“O documento que será divulgado à sociedade será elaborado a partir da constatação da urgente necessidade de prover condições mínimas de acesso à água potável na reserva”, revela o presidente da Frente Parlamentar, vereador Rogério Yuri (PSDB), que, junto com os demais, buscará providências nesse sentido “por questão humanitária, além de fortalecer o acordo de paz firmado”. 

A Frente Parlamentar, criada em agosto, além de Rogério Yuri, é formada pelos vereadores Fábio Luís/Republicanos (secretário), Elias Ishy/PT (membro) e Marcelo Mourão/Podemos (membro).

A primeira reunião ocorreu em 13 de setembro, na sede da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), com presenças de várias autoridades da área de segurança pública e instituições ligadas à causa indígena.

A situação na área de conflito também foi levada à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, na busca de encaminhamentos para uma possível solução e, a partir de então, com muito diálogo, foi firmado um acordo informal, selando a trégua entre as partes para que a frente parlamentar pudesse viabilizar um caminho para a solução desse conflito de anos.

Para Yuri, essas reuniões têm sido importantes na busca por soluções justas e equitativas para um problema que persiste há décadas em Mato Grosso do Sul e no Brasil. “A discussão dessas questões complicadas é fundamental para encontrarmos um equilíbrio entre o desenvolvimento e a preservação das culturas”, diz o vereador. 

Foto interna: Vereador Rogério Yuri preside e Frente Parlamentar em Defesa da Solução dos Conflitos entre Indígenas e Proprietários de Terras - Foto: Valdenir Rodrigues/CMD



Clique aqui e confira as últimas notícias de Itaporã! 

Siga o Itaporã News no Youtube!

Grupo do WhatsApp do Itaporã News Aberto!

WhatsApp. VIP do Itaporã News clicando aqui!"

WhatsApp do Itaporã News, notícias policiais!

"Ao vivo a programação da Alternativa FM de Itaporã."