Ter ou não ter filhos: se você não tem certeza, é porque não quer

Filho é algo denso, difícil, cansativo e muito mais profundo do qualquer frase pronta sobre maternidade

| JéSSICA BENITEZ / CAMPO GRANDE NEWS


Não transfira a alguém que sequer existe a responsabilidade de já chegar neste mundo para cumprir a sua expectativa porque definitivamente filhos não são capazes disso. (Foto: Jéssica Benitez)
publicidade

Cotações

Ao longo desses mais de dois anos compartilhando textos e reflexões sobre maternidade, recebi inúmeras mensagens de mulheres que tinham vontade de ser mães, porém eram desencorajadas por N motivos. Muitas, no entanto, não sabiam explicar o porquê estavam reticentes, sem perceber que na verdade não queriam ter filhos, eram apenas induzidas a tê-los pela velha e conhecida pressão social, classificada como 'ciclo natural da vida' para não parecer cruel quantidade fato é.

A 'motivação' era das mais variadas: preciso ser uma pessoa melhor, meu casamento está pedindo, minha vida não tem muito sentido, tenho medo de nunca sentir o amor verdadeiro... Eu, do alto da minha aquariana sinceridade, muito mais aguçada quando o assunto é ser mãe, sempre respondi: se você não tem certeza é porque não quer.

E explico: sob a ótica real da maternidade a gente sabe mais do que ninguém que ter um filho é algo denso, difícil, cansativo e muito mais profundo do qualquer frase pronta sobre maternidade. Algo vitalício, sem chance de reset ou desistência.

Portanto, aconselho com toda sanidade do mundo que: quer ser alguém melhor? Vá pra África, pra Índia ou então aqui mesmo no Brasil, não é preciso ir muito longe dos nossos próprios umbigos para se dedicar à causas realmente nobres.

Quer salvar seu casamento? Dialogue, busque ajuda profissional, apare as arestas e recomece. Quer ser feliz? Faça terapia, tenha amigos, viaje, siga o caminho do bem.

Quer sentir amor verdadeiro? Olhe no espelho! Se abrace. Enxergue as pessoas ao redor, se abra. Faça o que for preciso, só não transfira a alguém que sequer existe a responsabilidade de já chegar neste mundo para cumprir a sua expectativa porque definitivamente filhos não são capazes disso.

Alias, talvez o grande X da questão seja exatamente esse. Estamos sempre em busca de respostas para nós mesmos, tentando tapar nossos próprios buracos que ignoramos o fato de que gerar outro ser humano, é tudo, menos criar outra versão de si.

Jéssica Benitez é jornalista, mãe do Caetano e da Maria Cecília e aspirante a escritora no @eeunemqueriasermae

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).



Clique neste link participe de um dos grupos do WhatsApp do site Itaporã News Itaporã News: 16 anos - o pioneiro de Itaporã

Classificados MS

Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do portal Itaporã News

Receba as principais notícias de Itaporã e Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Itaporã News.

Siga o Itaporã News no Youtube!

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE