Atual campeã, Argentina tenta espantar maldição que já atingiu Brasil, Itália e Alemanha

Todas as seleções que alcançaram ao menos quatro títulos mundiais viveram longo jejum após o tri

| GLOBOESPORTE.COM / REDAçãO DO GE


De Paul, à direita de Messi, comemora a conquista da Copa do Mundo de 2022 — Foto: Grzegorz Wajda/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
publicidade

Cotações

Uma festa inesquecível, seguida de um jejum que parecia interminável. Brasil, Itália e Alemanha tiveram de passar pela "maldição do tri" antes de alcançar o quarto título mundial. Nos três casos, foram 24 anos de espera até o tetra. Essa é a escrita que a Argentina tentará derrubar na campanha que começa nesta terça-feira, estreia na Copa do Mundo como tricampeã mundial.

O primeiro desafio será contra a Argélia, às 22h (horário de Brasília), em Kansas City. Os outros adversários pelo Grupo J são Áustria, dia 22, e Jordânia, dia 27.

Em dezembro de 2022, um público estimado em cinco milhões de pessoas encheu as ruas de Buenos Aires para receber a seleção de Messi após a conquista da Copa do Mundo do Catar, que encerrou uma espera de 36 anos sem levantar a taça.

Dessa vez, com a base do time campeão há quatro anos, a Argentina vai em busca do quarto título para não dar chance à "maldição". A preparação foi marcada por problemas físicos no elenco, mas o técnico Lionel Scaloni disse na véspera do jogo contra a Argélia que está tranquilo para a estreia.

— Temos a experiência do último Mundial. Não é fundamental o primeiro jogo, mais à frente é mais importante. Teremos a tranquilidade de que não acaba na primeira partida. Estamos bem, estamos tranquilos, vamos colocar um time em campo com grandes jogadores. A palavra é tranquilidade. Estamos confiantes. Chegamos em um bom momento — declarou.

Brasil inaugurou "maldição"

A história das Copas, porém, sugere que os argentinos se preparem para mais um período de frustração. O primeiro exemplo vem dos maiores rivais.

Tricampeão mundial em 1970, o Brasil perdeu cinco Copas seguidas, sequência marcada especialmente pela traumática derrota para a Itália no Mundial de 1982, na Espanha. Os ventos começaram a mudar para o futebol brasileiro com a conquista da Copa América de 1989, vencendo o Uruguai no Maracanã. Mas para chegar ao tetra mundial foi preciso esperar mais um pouco, até a Copa de 1994, com a vitória nos pênaltis sobre a Itália, nos Estados Unidos (relembre a decisão no fim).

A seleção italiana viveu a mesma espera do Brasil. Tricampeã em 1982, também perdeu cinco Copas (1986, 1990, 1994, 1998 e 2002) até, finalmente, ganhar o tetra no Mundial da Alemanha-2006, derrotando a França nos pênaltis, na final marcada pela cabeçada de Zinedine Zidane no zagueiro Marco Materazzi.

A "maldição do tri" marcou também a Alemanha. Repetindo a trajetória de Brasil e Itália, os alemães esperaram 24 anos entre o tricampeonato, conquistado na Copa da Itália-1990, e o tetra na Copa de 2014, no Brasil. A bola da vez, agora, é a Argentina, que não pretende esperar até 2046 para celebrar mais um título mundial.



Clique aqui e confira as últimas notícias de Itaporã! 

Siga o Itaporã News no Youtube!

Grupo do WhatsApp do Itaporã News Aberto!

WhatsApp. VIP do Itaporã News clicando aqui!"

WhatsApp do Itaporã News, notícias policiais!

"Ao vivo a programação da Alternativa FM de Itaporã."