PF mira esquema bilionário de contrabando e lavagem de dinheiro com alvos em quatro cidades de MS

| DOURADOS AGORA/FLáVIO VERãO


Agente da PF durante cumprimento de mandado de operação. (Foto: Divulgação/PF).
publicidade

Cotações

Uma operação de grande porte da Polícia Federal teve desdobramentos em Mato Grosso do Sul nesta terça-feira ao atingir uma organização criminosa investigada por contrabando de cigarros, importação clandestina de agrotóxicos, falsificação de documentos e placas veiculares, lavagem de dinheiro e corrupção de agentes públicos.

As ações ocorrem simultaneamente em diversos estados brasileiros e alcançam os municípios sul-mato-grossenses de Nova Andradina, Maracaju, Mundo Novo e Eldorado, onde são cumpridas medidas judiciais autorizadas pela Justiça Federal.

Batizadas de Sicarius I e Sicarius II, as operações são realizadas em conjunto pela Polícia Federal, Receita Federal e Corregedoria da Polícia Rodoviária Federal. As investigações apontam que o grupo possuía uma estrutura complexa e altamente organizada, com atuação interestadual e mecanismos sofisticados para ocultar patrimônio e movimentar recursos obtidos de forma ilícita.

Por determinação da 1ª Vara Criminal Federal de Guaíra, no Paraná, foram expedidos 44 mandados de prisão preventiva, 14 mandados de prisão temporária, 62 mandados de busca e apreensão, além de 45 ordens de bloqueio e sequestro de bens e contas bancárias.

A Justiça também autorizou o cancelamento de cinco CPFs e sete CNPJs supostamente utilizados pelo grupo para encobrir atividades criminosas. Paralelamente, foram determinadas 67 medidas administrativas fiscais contra empresas localizadas em 12 estados brasileiros, entre eles Mato Grosso do Sul.

Segundo a Polícia Federal, a organização utilizava empresas de fachada, pessoas interpostas e diferentes estratégias de ocultação patrimonial para dificultar a identificação dos responsáveis e mascarar a origem dos recursos movimentados.

As investigações indicam ainda que o esquema mantinha uma rede de atuação espalhada por várias regiões do país, abrangendo municípios do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás, Pará e Mato Grosso do Sul.

De acordo com a PF, os nomes das operações fazem referência a um dos codinomes atribuídos ao apontado líder da organização criminosa transnacional investigada.

As apurações continuam para identificar todos os envolvidos e dimensionar o prejuízo causado aos cofres públicos e ao mercado formal pelas atividades ilegais atribuídas ao grupo.



Clique aqui e confira as últimas notícias de Itaporã! 

Siga o Itaporã News no Youtube!

Grupo do WhatsApp do Itaporã News Aberto!

WhatsApp. VIP do Itaporã News clicando aqui!"

WhatsApp do Itaporã News, notícias policiais!

"Ao vivo a programação da Alternativa FM de Itaporã."