Dourados registra 167 suYcídi#s em 5 anos e especialista alerta 'pandemia' de transtornos mentais

| DOURADOSNEWS / CRISTINA NUNES


Dourados soma 167 mortes por suicídio nos últimos cinco anos - Crédito: Clara Medeiros/Dourados News/Arquivo
publicidade

Cotações

Mato Grosso do Sul enfrenta uma escalada preocupante nos índices de saúde mental. Apenas nos primeiros dias deste ano, o Estado já contabilizou 24 ocorrências de suicídio. Em 2025, MS registrou a maior alta percentual de suicídios do país (72,5%), alcançando uma taxa de 9,9 casos para cada 100 mil habitantes — índice significativamente superior à média nacional. 

Em Dourados, segunda maior cidade do Estado, a gravidade é evidenciada pelos números acumulados. Segundo dados da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o município somou 167 mortes por suicídio nos últimos cinco anos.

O gráfico do portal Estatística Sigo mostra uma oscilação persistente, com um pico alarmante de 41 casos em 2025.

Reprodução/ estatistica.sigo.ms.gov.br A crise das ‘telas em branco’ e o excesso de estímulos

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é hoje o país com mais casos de ansiedade no mundo. Diante deste diagnóstico, a Campanha Janeiro Branco adota em 2026 o tema ‘Paz, Equilíbrio e Saúde Mental’.

Para a enfermeira e mestre em psicologia clínica, Clarice Peixoto, mobilizadora da campanha em Dourados, a humanidade atravessa uma ‘pandemia de transtornos mentais’ agravada pelo excesso de informações e o impacto das redes sociais.

“Estamos vivendo uma época de excessos: estímulos com potencial de dependência avassalador, desde o consumo desenfreado até a comparação constante nas redes. Nos tornamos uma sociedade conectada o tempo todo, mas alheia ao que acontece no nosso interior”, disse Clarice ao Dourados News. 

Ela ressalta que a saúde mental deve ser tratada como uma “equação coletiva” que envolve políticas públicas e responsabilidade social.

“Precisamos construir uma cultura de cuidado antes do adoecimento. Saber reconhecer os próprios sentimentos é o grande diferencial em um mundo competitivo”, pontua a especialista.

Mobilização em Dourados

Como gesto de solidariedade humana e responsabilidade social, as ações da campanha vêm ocorrendo de forma unificada em todo o Brasil. Em Mato Grosso do Sul, Dourados prepara o encerramento do mês de conscientização com a 1ª Caminhada Unificada, que será realizada no próximo sábado, dia 31 de janeiro. O evento acontece a partir das 07h30, no Parque dos Ipês.

A programação, realizada em parceria com a ACED (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), contará com caminhada leve e alongamentos orientados por profissionais, aplicação de técnicas de atenção plena (mindfulness) para o equilíbrio emocional, além de aferição de pressão arterial, exames de glicemia e acolhimento especializado.

Conforme Clarice, o objetivo do evento é estimular a resiliência e reduzir o estigma, oferecendo suporte a quem muitas vezes sofre em silêncio.

Serviço •    1ª Caminhada Unificada - Encerramento Janeiro Branco 2026. •    Onde: Parque dos Ipês, Dourados •    Quando: Sábado, 31 de janeiro, às 07h30. •    Informações: (67) 9 9971-8170 





A caminhada é aberta ao público e a sugestão é ir de camiseta branca.

Foto interna: Enfermeira e mestre em psicologia clínica, Clarice Peixoto.



Clique aqui e confira as últimas notícias de Itaporã! 

Siga o Itaporã News no Youtube!

Grupo do WhatsApp do Itaporã News Aberto!

WhatsApp. VIP do Itaporã News clicando aqui!"

WhatsApp do Itaporã News, notícias policiais!

"Ao vivo a programação da Alternativa FM de Itaporã."