Dentista Viviane Fortes fala sobre o uso da chupeta

10/08/2018 15:44 Itaporã
Dentista Viviane Fortes fala sobre o uso da chupeta
Dentista Viviane Fortes fala sobre o uso da chupeta

A OMS (Organização Mundial de saúde ) preconiza o aleitamento exclusivamente materno até no mínimo 6 meses sendo feito o desmame total aos 2 anos de idade da criança. E você me pergunta o que a chupeta tem a ver com isso? O uso da chupeta ou qualquer outro bico artificial ( mamadeira ) pode ocasionar o desmame precoce, ou seja antes do tempo estipulado sendo o mais benéfico para o bebê, pois a sucção do bico artificial é diferente do mesmo ato no bico do seio da mãe causando assim uma "confusão" no bebê podendo desestimula-lo ao aleitamento materno. Outros malefícios da chupeta são os problemas ósseos geralmente causados pelo uso prolongada da mesma. Esses problemas podem ser: mordida aberta, onde a criança ao fechar a boca não encosta os dentinhos de cima com os de baixo,  mordida cruzada sendo que os dentes de cima "fecham" pela frente dos de baixo, além de respiração bucal que tras alterações faciais e algumas vezes metabólicas pela baixa oxigenação cerebral, problemas na fala, entre outros...

Mas sabemos que muitas vezes os pais se utilizam da chupeta por motivos diversos e quando se resolve dar a chupeta ao bebê devemos ter em mente que esse "acalento" deve ser momentâneo e que a remoção desse hábito seja feito o mais breve possivel. Para diminuirmos os efeitos negativos do uso da chupeta vão algumas dicas:
- uso limitado. Fazer o uso da chupeta apenas na hora de dormir e assim que a criança dormir retirar a chupeta da boca.
- não deixar a chupeta à mostra. Geralmente quando a criança vê a chupeta sente vontade de chupa-lá.
- não dar a chupeta quando a criança pedir. Orientar a criança que a chupeta é apenas na hora de dormir. Mude de assunto, estimule-a a brincar que assim se esquecerá que pediu a chupeta.
- não amarrar panos ( cheirinhos ) na chupeta. O peso do pano amarrado à chupeta aumenta ainda mais a pressão da mesma sobre os ossos da criança ainda em formação contribuindo mais para uma má oclusão.
- e PRINCIPALMENTE a remoção desse hábito deve ser feito até os 2 anos de idade.

Procure sempre a orientação de um odontopediatra quanto a utilização e remoção da chupeta, desta forma você está contribuindo para que seu filho tenha uma saúde bucal adequada.

Fonte: Assessoria

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do Itaporã News.