Cárie de Mamadeira (Cárie Precoce da Infância), por Viviane Fortes

18/09/2018 20:19 Itaporã

Muitas crianças ainda na idade pré-escolar, ou seja, até os 6 anos já tem um alta destruição dos dentes decíduos (de leite) pela cárie. Essa cárie conhecida como cárie de mamadeira ou cárie precoce da infância tem como principal causa o aleitamento por mamadeira em especial aquelas que são adoçadas com mel, achocolatados, açúcares, etc. Porém as mamadeiras apresentadas à criança apenas com leite ou até mesmo o aleitamento materno promovem essa doença pelo fato do próprio leite conter naturalmente açúcar, fonte necessária para que as bactérias presentes no dentinho da criança se alimentem e liberem seus ácidos causando assim as lesões cariosas.

A livre demanda das mamadas é o fator primordial, pois com a alta quantidade de açúcar na cavidade bucal várias vezes ao dia faz com que o ambiente fique ácido, auxiliando na desmineralização dos dentes, se a higienização não for realizada com a  mesma frequência acrescentamos aqui o tempo em que o açúcar e a bactéria ficam em contato com os dentes fatores que somados promovem a cárie. 

A cárie interfere tanto na vida da criança como de toda a família. O dente de leite acometido pela cárie de mamadeira, cárie essa que se desenvolve rapidamente com alto poder destrutivo, provoca na criança dores dentárias sendo necessário tratamentos endodônticos (tratamento de canal) e muitas vezes exodontias (extração) traumáticas na criança, pois a mesma não possui maturidade para entender o que está acontecendo naquele momento. Sem contar os prejuízos sociais,  pois sofrem bullyng dos seus colegas por terem os dentes estragados.

Para prevenirmos que os pequenos sejam vítimas dessa doença é preciso ficar atento a todas as orientações dadas pelo seu odontopediatra. Sempre que apresentarmos à criança um alimento açucarado, como as mamadeiras ou o próprio leite materno, temos que realizar a higienização da boca da mesma, desta forma não damos tempo para que a cárie se desenvolva. Dando assim chance dessa criança ter uma vida saudável.

Fonte: Itaporã News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do Itaporã News.